sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010





O marketing é tão importante para uma empresa quanto a matéria-prima que se compra.
Nunca se deve encarar marketing como uma despesa ou um custo para a empresa, é investimento. Fazer marketing deve ser rotina, e usando a criatividade o investimento não e alto. Os objectivos são: maximizar o lucro; maximizar a satisfação do consumidor; maximizar a escolha e maximizar a qualidade de vida.
O êxito ou o fracasso em marketing depende das reacções dos consumidores expressos sob a forma de padrões de comprar, cabendo aos gestores tornar as ofertas da empresa compatíveis com as expectativas do seu público-alvo.
Para isso, o mercado consumidor pode ser segmentado em função da idade, do sexo, da classe social e de uma série de factores relacionados com as pessoas.

Dez regras de ouro:
1- A expressão ” vestir a camisa da empresa”, deve ser levada a sério, todos na empresa devem fazer marketing, desde o porteiro ao presidente.
2- Não deixe de lembrar o cliente que você existe, caso contrário, quando precisar ele ira procurar outro fornecedor.
3- Não exagere! Lembrar o seu cliente que você existe não significa bombardeá-lo, isso pode gerar antipatia.
4- Persistir sempre. Não desanime caso uma iniciativa não tenha dado certo.
5- Alimente a sua lista de clientes em potencial.
6- Reserve pelo menos meia hora do seu dia para analisar tudo o que foi feito relativamente a marketing.
7- Em época de crise também se faz marketing.
8- Cuide do seu melhor vendedor. O seu melhor vendedor é o cliente, lembre-se que um potencial cliente indicado por um cliente satisfeito é venda certa.
9- Cuide da sua imagem. Você tem somente uma oportunidade para causar a primeira impressão.
10- Agradeça, não só com um simples Muito Obrigado mas também com cartões de aniversário, postais na Páscoa e no Natal, vales de desconto sem qualquer data especial, etc.

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