quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Requisitos para uma boa imagem


Existem certos requisitos fundamentais a que um Profissional de Secretariado deve obedecer para passar uma boa imagem da empresa para o exterior, nomeadamente, para o público-alvo e fornecedores. Assim sendo, um(a) secretário(a) deve ser pontual, mostrar consideração pelos outros, ser discreto(a) e cuidar da sua imagem pessoal.
Quando nos deparamos com negociações internacionais, o conceito de pontualidade varia. Por exemplo, no Brasil e na América Latina, aceita-se um atraso de meia hora, enquanto na Alemanha e na Suíça exige-se pontualidade rigorosa. Em qualquer caso, nos compromissos profissionais, um atraso pode comprometer o negócio e, quem quer dar uma boa imagem de si próprio, deve ser pontual.
Mostrar consideração pelos outros, isto é, preocupar-se em criar uma boa relação interpessoal entre todos os elementos do grupo empresarial, é também importante. Das pessoas com quem temos de lidar no dia-a-dia, umas podem ser mais simpáticas do que outras, mas todas devem merecer a mesma consideração da nossa parte, se queremos obter a sua colaboração empenhada.
A discrição é, também, um requisito fundamental. Não se deve nunca quebrar o sigilo profissional, mesmo junto dos amigos mais íntimos. Nunca se deve revelar nada sobre a empresa ou sobre os seus colaboradores que possa causar prejuízo. Seja a falar a vestir ou a lidar com as outras pessoas, o comportamento deve ser irrepreensível, mas discreto.
A imagem pessoal resulta do conjunto formado pela aparência física, pela linguagem não verbal e pela maneira de vestir. A maneira como uma pessoa se veste contribui de maneira decisiva para melhorar ou degradar a sua imagem. A maneira de vestir deve ser de acordo com a ocasião.
A obediência aos requisitos apresentados contribui para a boa imagem do Profissional de Secretariado.





Adaptado do site do Instituto Politécnico de Viseu

Sem comentários: