terça-feira, 28 de outubro de 2008

Visita de Estudo à Loja do Cidadão

Hoje realizámos uma visita de estudo à Loja do Cidadão, onde fomos recebidos pelo Dr. Francisco Matos, sub-gerente da Unidade de Gestão de Aveiro
Com esta visita pretendíamos atingir os seguintes objectivos:

- Conhecer a estrutura e organização da Loja do Cidadão;
- Recolher informação sobre as diversas empresas e organismos representados;
- Conhecer os problemas do dia a dia que podem ser resolvidos na Loja do Cidadão;
- Contactar com os diversos serviços existentes;

A visita durou cerca de 60 minutos para cada grupo de nove alunos e revelou-se muito interessante e esclarecedora. Percorremos toda a loja, observámos os diferentes balcões das empresas ou organismos presentes e fomos esclarecidos acerca dos serviços prestados por cada um deles. Todos os objectivos foram atingidos graças à simpatia e disponibilidade do Dr. Francisco Matos a quem deixamos aqui o nosso agradecimento.

8 comentários:

Anónimo disse...

A visita de estudo realizada à Loja do Cidadão foi bastante interessante e esclarecedora, pois pudemos ficar a compreender mais sobre cada serviço, e como usufruir de cada um.

O Dr. Francisco Matos foi muito simpático, em cada balcão explicou-nos até ao último pormenor a função de cada serviço.

Gostámos muito desta visita, e agradecemos ao Dr. Francisco Matos a sua boa disposição e simpatia.

Anónimo disse...

Esta visita revelou bastante interesse para o nosso curso de secretariado.
Pois assim, saberemos onde nos dirigir para tratar dos nossos assuntos pessoais.

Agradecemos ao Dr. Franciso Matos todo o seu empenho e disponibilização!

Diana Coelho e Sónia

Anónimo disse...

Agradecemos a simpatia e a disponibilidade do Dr. Francisco Matos. Graças a ele conseguimos preceber melhor o funcionamento da Loja do Cidadão e esclarecer as nossas dúvidas relativas aos serviços prestados.
Com a visita ficamos com uma melhor ideia de onde nos podemos dirigir para resolver diversos problemas que surgem no dia-a-dia.
A visita foi importante para a nossa formção pessoal e profissional. Gostariamos que fossem realizadas mais visitas de onde poderemos retirar conhecimentos para a nossa actividade futura.

Anónimo disse...

A visita de estudo à loja do cidadão revelou-se muito interessante e esclarecedora, com ela ficámos a conhecer todos os departamentos lá situados, as empresas que exercem a sua actividade, se são privadas ou públicas... Foi-nos explicado o funcionamento de alguns serviços ali prestados.
Tivemos um contacto mais directo com alguns balcões, tais como, Caixa Geral de Depósitos, SEF, Tesouraria da Direcção Geral de Impostos, entre outras, onde os funcionários nos falaram um pouco das suas funções e nos esclareceram algumas dúvidas.
Um ponto que achámos muito importante foi o facto de o Sr. Francisco Matos nos ter explicado como poderíamos aceder ao novo cartão, o Cartão Único.
Como alunas do Curso Profissional de Secretariado agradecemos ao Sr. Francisco Matos pela disponibilidade e simpatia prestada. Deixamos aqui o nosso agradecimento também às nossas professoras Elsa Regina e Ana Almeida.

Anónimo disse...

Foi uma visita interessante porque pudemos ficar a saber os vários balcões existentes na Loja do Cidadão e também tem vantagens, como por exemplo, pagar a conta da luz, tratar do B.I., do selo do carro, entre outros no mesmo espaço e num horário alargado.
No nosso futuro poderemos trabalhar na Loja do Cidadão com o nosso curso mas não como secretárias, mas nem em todos os departamentos, como por exemplo, para trabalhar na Caixa Geral de Depósitos é preciso ter uma licenciatura.
Gostámos da visita e agradecemos a disponibilidade dispensada pelo Dr. Francisco Matos.

Anónimo disse...

Gostámos muito da visita de estudo à Loja do Cidadão. Achamos que foi muito útil e interessante e conseguimos adquirir mais conhecimentos sobre os serviços existentes, que poderemos vir a utilizar mais tarde. Fomos informados pelo Dr. Francisco Matos, sub-gerente da unidade de gestão de Aveiro, que nos guiou durante a visita, e nos disse que a principal vantagem da loja do cidadão é haver um conjunto de serviços, num só local, que é considerado como um "hipermercado". Uma segunda vantagem é o horário alargado de funcionamento da loja.
Visitámos vários serviços, como a Tesouraria da DGCI, a Caixa Geral de Depósitos, o CRS Social, o SEF, os CTT – Correios, a TV Cabo, o IMOPPI, a Portugal Telecom, a EDP, a Direcção Geral dos Impostos e o Ministério da Saúde, entre outros. No total existem 21 serviços.
A loja do cidadão tem um sistema de custos, em que todas as empresas representadas participam, gerando assim economias de escala.
Queríamos agradecer ao Dr. Francisco Matos à sua disponibilidade e às professoras Elsa Regina e Ana Emília por nos terem proporcionado esta agradável visita.

Anónimo disse...

Esta visita foi muito interessante pois pudemos conhecer melhor como funciona cada serviço da Loja do Cidadão e quais as vantagens que tem.
A Loja do Cidadão tem um horário bastante alargado e existem 21 serviços públicos, que são: CTT, SEF, TVCabo, IMOPPI, Caixa Geral de Depósitos, C.R.S. Social, Portugal Telecom, EDP, Direcção Geral de Contribuições e Impostos – DGCI, Tesouraria, Ministério da Saúde, Via Verde Portugal, Lusitânia Gás, Direcção Geral de Viação, ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, Unidade Gestão, Registo de Automóvel, Gabinete de Certidões, Cartão de Cidadão, PAM – Espaço de Internet e o INCI – Instituto de Construção e do Imobiliário.
Cada funcionário tem uma formação de atendimento ao público que é fornecida pela Loja do Cidadão.
Aprendemos muitas coisas entre as quais que na Tesouraria se vendem recibos verdes, que a Caixa Geral de Depósitos é uma Sociedade Anónima de Capitais Públicos, que a Segurança Social defende os direitos do Cidadão e que agora existe um Cartão Único que tem o custo de 12 euros e que substitui o Bilhete de Identidade, o cartão de contribuinte, cartão de assistência social e o cartão de utente, e futuramente, o cartão de eleitor.
Nós ficamos bastante esclarecidas em relação a todos os serviços e agradecemos muito ao Dr. Francisco Matos pela disponibilidade demonstrada.

Jessica e Raquel

Anónimo disse...

A visita à Loja do Cidadão foi muito interessante e esclarecedora porque nos foi dada toda a informação acerca dos 21 serviços ali existentes, bem como o contacto directo com algumas instituições e serviços. Ficamos a saber que a loja do Cidadão tem algumas vantagens, entre as quais se destacam: a serie de serviços existentes no mesmo local (hipermercado de serviços), é o único conjunto de serviços no distrito aberto aos Sábados.
A loja do cidadão fornece atendimento ao público, computadores “programas de Base”, funcionários próprios da empresa.
Foi-nos dito pela funcionária do departamento da Caixa Geral de Depósitos que é o único banco aberto aos sábados até às 15h, e até as 16h na Universidade de Aveiro.

Nesta visita fomos acompanhados pelo Dr. Francisco Matos, sub-gerente da Unidade de Gestão de Aveiro, a quem deixamos os melhores cumprimentos pela sua atenção.

Agradecemos também às nossas professoras, porque sem elas não teríamos tido esta oportunidade.