quinta-feira, 26 de abril de 2012

Visita de estudo à Assembleia da República


            No próximo dia 2 de Maio, vamos realizar uma visita de estudo à Assembleia da República, em Lisboa, mais concretamente no Palácio de São Bento.

            A Assembleia da República é o órgão legislativo do Estado Português. O parlamento é composto por 230 deputados, eleitos por mandatos de 4 anos. A Assembleia tem competências legislativas e políticas.

            Da parte da manhã visitaremos o edifício e da parte da tarde assistiremos ao plenário, em que se debaterá a integração da Maternidade Alfredo da Costa e do Hospital Curry Cabral no Centro Hospitalar Lisboa Central.


17 comentários:

Ana Simões disse...

Esta visita de estudo foi uma grande oportunidade para todos nós conhecermos a Assembleia da República, o que nos foi muito útil.
Em geral, gostei muito de conhecer o edifício e toda a sua história, principalmente de saber certas curiosidades, como por exemplo, que o Palácio de S. Bento antes de ser o Parlamento, já foi um Mosteiro, serviu de prisão, entre outras coisas.
Não apreciei tanto o facto de quando estávamos assistir ao plenário, a maior parte dos Deputados não estavam a exercer a sua profissão devidamente, pois estavam sempre preocupados com outro tipo de coisas. O que não foi um grande exemplo para os alunos que estavam assistir.

Ana Emília disse...

Muito bem, Ana, gostei do teu comentário.

Uma leitura por dia... disse...

Esta visita de Estudo foi muito interessante pois estivemos a perceber como as nossas leis são feitas e como os deputados as fazem. As pinturas do edifício eram muito bonitas e todo o edifício estava decorado com belas peças de arte das quais eu gostei muito.
Só não gostei de ter visto no plenário os deputados desinteressados dos assuntos que estavam a ser tratados, mas tirando isso foi um dia muito divertido.

andreia pereira disse...

Tive muita pena de não poder comparecer nesta visita de estudo neste dia.

Daniela Pedrosa disse...

Esta visita de estudo foi muito interessante, pois ficamos a conhecer melhor o património português.
O debate no plenário, foi o ponto alto da visita, ficamos um pouco chocados pela forma de como os deputados estão no debate, vimos deputados no facebook, a falarem uns com os outros, ao telemóvel, tudo menos, concentrados no tema em debate. Tenho pena que o nosso país se encontre nas mãos de pessoas como estas!
Daniela Pedrosa

Andreia' Marqes disse...

Nesta visita de estudo,fomos conhecer a Assembleia da República, e também tivemos a oportunidade assistir ao plenário.
Gostei muito, porque aprofundei os meus conhecimentos acerca deste órgão de soberania, e também tivemos a oportunidade de conviver com os alunos das outras turmas.

Sara Sarabando disse...

Gostei bastante da Visita de Estudo a Lisboa, porque já há algum tempo que queria ir conhecer a Assembleia da República.
O que mais gostei foi de assistir ao plenário, mesmo que os Deputados não estivessem com atenção ao que se estava a passar, pois estavam ao telefone ou então ao computador. Deu para perceber que a sala das sessões não é tão grande como aparece na televisão. Também gostei bastante do edifício do Palácio de S. Bento, das pinturas e da decoração.
A única coisa que não foi agradável para esta Visita de Estudo foi o tempo, mas mesmo assim correu tudo bem.

Joana Santos disse...

Esta visita de estudo à Assembleia da República foi interessante, pois, muitos de nós nunca tivemos oportunidade de entrar e estar no plenário, embora eu ache que não foi uma coisa que me tenha cativado, porque os deputados que exercem as suas funções no parlamento, não estavam minimamente atentos ao que era discutido.
De uma maneira geral gostei muito de visita, de conheçer o Palácio de S.Bento, da sua história...

Ana Correia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Simão Rodrigues disse...

Esta visita de estudo agradou-me porque tive a oportunidade de conhecer os bastidores do governo e dos deputados.Fiquei estupefacto quando me disseram que o candelabro, à entrada da assembleia demorava seis horas para limpar. A parte que mais gostei foi o debate, à tarde, porque me interessou muito. Gostei de ouvir todos os temas que se debateram na assembleia.

João Bernardes disse...

A visita de estudo à Assembleia da República foi muito interessante. Além de irmos assistir à sessão do dia, o que mais me fascinou foi a visita guidada pelo palácio de S. Bento, onde tive a oportunidade de observar as salas com quadros dos descobrimentos e dos antigos políticos.
Já a sessão do plenário não me agradou, porque como havia ruídos de fundo, tinha dificuldade de ouvir o que os senhores deputados diziam.
Porém gostei de ver algumas caras conhecidas.

Diana Polónio disse...

A visita de estudo ao Parlamente, foi interessante para todos nós. Pudemos visitar o palácio de São Bento, e estar na sala das sessões, sentados onde os deputados costumam estar a discutir as ideias e as leis do nosso país. Assistimos ao plenário, que eu achei um pouco confuso porque não se percebia bem o que era dito pelos deputados, uma vez que todos falavam quase ao mesmo tempo. Mas foi por ser uma visita divertida e bastante interessante.

Ana Correia disse...

Com esta visita tivemos ocasião de conhecer o palácio de São Bento. Fiquei o conhecer a sua história.
Na parte da tarde pudemos assistir ao plenário, o que eu achei interessente durante algum tempo, mas depois tornou-se aborrecido. Achei uma falta de respeito os deputados estarem ao telefone ou a conversar entre eles quando havia outros a falar sobre assuntos importantes.

Ana Rita' disse...

A visita de estudo realizada à Assembleia da República foi uma mais-valia para o nosso conhecimento. Ficámos a conhecer as instalações do Palácio de S. Bento e o seu funcionamento. Da parte da tarde assistimos ao plenário que, na minha opinião, não foi tão favorável visto que alguns dos deputados não estavam muito interessados nos assuntos que se estavam a abordar.

Fátima Pinto disse...

Quanto á minha opinião relativamente à visita, posso dizer que gostei, principalmente de conhecer o Palácio de São Bento, pois nunca o tinha visto pessoalmente, só mesmo na televisão.
Também me agradou assistir á sessão do plenário e de ver os deputados, embora não tivessem dado o melhor exemplo, porque alguns estavam constantemente distraídos.

Rute disse...

Nesta visita de estudo à Assembleia da República foi interessante ficarmos a conhecer o palácio de S. Bento. À tarde fomos assistir a uma sessão de um debate sobre reestruturação de hospitais de Lisboa em que observamos que os deputados não estavam atentos ao que diziam, porque estavam distraídos com outras coisas.

Carla Esteves disse...

De um modo geral esta visita foi útil para aprendizagem de todos que estavam presentes.
O que me chamou mais atenção foi as pinturas e as decorações nas paredes do palácio de S.Bento a representar os grandes homens da história de Portugal.
Quanto ao plenário estive muito atenta e pude observar o que os Deputados faziam no seu lugar e os temas que foram debatidos na sessão, a Integração da Maternidade Alfredo da Costa e do Hospital Curry Cabral no Centro Hospitalar Lisboa Central e outros assuntos antes da ordem do dia. Gostei de apreciar o trabalho de algumas pessoas que estavam presentes, tais como, a Presidente da Assembleia da Republica e os Vice-presidentes.
Não gostei muito do trabalho das Secretarias porque acho um exagero elas estarem a trocar de cinco em cinco minutos só para apontarem todos os pormenores da sessão.
Gostei de observar aquela zona da cidade de lisboa, em especial dos eléctricos, que não podemos ver cá na nossa cidade.