sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Violência faz mal à Saúde


No dia 11 de janeiro de 2012 a turma 11.ºJ assistiu a uma palestra sobre violência doméstica, dirigida por uma agente da Escola Segura.
Antigamente, a violência doméstica era considerada uma violência física e psicológica que ocorria entre família e, para haver violência doméstica, agressor e agredido tinham de viver juntos. E só se houvesse continuidade na agressão é que se poderia considerar violência doméstica.
Mas, actualmente a lei mudou, basta só uma única e simples bofetada para ser considerado “violência doméstica”.
Normalmente o ditado diz “entre marido e mulher não se mete a colher”, mas é engano, pois se não denunciarmos estamos a ser cúmplices.
Devemos sempre lembrar que ninguém tem direito de bater em ninguém. Se somos agredidos temos, de imediato, de pedir ajuda e não ficar pelo silêncio, porque não somos os únicos a ser afectados, as crianças também sofrem.
Tudo começa com gritos e não deve acabar com o silêncio.
Por isso lembrem-se DENUNCIEM ou liguem para a linha de apoio à vítima (144).

13 comentários:

Daniela Pedrosa disse...

Esta palestra foi muito informativa e útil. Havia alguns pormenores sobre violência doméstica de que não fazia ideia. Também fiquei impressionada e chocada com os exemplos dados pela Sr.ª Agente.
Espero que esta palestra seja divulgada por toda a escola, porque acho que é do interesse de todos nós.

Daniela Pedrosa

Sara Sarabando disse...

Eu achei esta pelestra bastante interessante, pois foram referidas bastantes situações de violência doméstica, que hoje em dia é um crime bastante frequente.
Gostei muito quando a Agente Sandra apresentou exemplos de casos que já tinha testemunhado.

Uma leitura por dia... disse...

Gostei muito da palestra. A agente da escola segura explicou-nos bem o assunto dando-nos alguns exemplos reais sobre violencia doméstica. Este tema da palestra foi muito importante pois abordou um grave problema social a que todas as pessoas podem estar sujeitas.

Ana Simões disse...

A Agente Sandra, da Escola Segura forneceu-nos toda a informação que precisávamos para entendermos o quanto a violência doméstica é, muito grave, contando vários episódios que ocorreram durante a sua carreira.
Achei que a agente foi muito informativa e esclarecedora. Gostei bastante da palestra, pois deu-nos a entender melhor a maneira mais correta de intervir num caso de violência doméstica.

Ana Simões

Joana Santos disse...

Achei esta palestra bastante interessante, pois, a Agente Sandra, da escola segura falou-nos de pequenos (grandes) pormenores que mudaram, como por exemplo, uma bofetada que, hoje é considerada um crime. A violência não é só física, há muitos casos de violência psicologica.
A Sr.ª Agente também nos relatou alguns casos que teve recentemente e que nos deixaram bastante supreendidos.

Rute disse...

A palestra sobre a violência doméstica que decorreu no dia 11 de janeiro de 2012 foi dinamizada pela agente Sandra da escola segura. Achei interessante, porque, hoje em dia, há muitas situações difíceis e assim as pessoas ficam informadas sobre como agir nestes casos.
A agente Sandra deu exemplos reais de violência doméstica que testemunhou nesta cidade onde vivemos.

Andreia' Marqes disse...

Na passada quarta-feira, dia 11 de janeiro, estive numa palestra sobre Violência Doméstica com a agente Sandra Gomes da Escola Segura.
A palestra foi muito importante, porque infelizmente cada vez mais temos este problema na sociedade e temos que saber como agir.
A agente Gomes, apresentou-nos vários casos que testemunhou, e aquele que me impressionou mais foi a história de uma creiança que vivia no seu prédio e era vítima de doméstica. O pai tratava-o muito mal verbalmente e agredia-o. Quando a criança cresceu, quem se quem se ouvia aos gritos lá em casa, era aquele jovem, porque ele sempre cresceu num ambiente de violência.
Esta história impressionou-me porque, por vezes encontramos pessoas que sãp violentas, e começamos a julgá-las, mas nunca sabemos o que se passa na vida de cada um, nem as razãos destas atitudes violentas.

Ana Correia disse...

A Gente Sandra da escola segura falou-nos da violência doméstica. Contou-nos histórias que já lhe tinham acontecido em serviço. A violência doméstica não só acontece em casa mas também acontece na rua, muitas vezes as pessoas veem e não fazem nada para ajudar.
Fiquei mais esclarecida em relação a esse tema.

Diana Polónio disse...

Violência doméstica é um crime público porque qualquer pessoa que o testemunhe o poderá denunciar para o bem da vítima e das pessoas que a rodeiam, tais como filhos, e familiares mais próximos.
Gostei muito da palestra sobre a violência doméstica porque pudemos ouvir relatos de casos verídicos que têm acontecido nos últimos anos na região de Aveiro, contados pela Agente Sandra, da Escola Segura. Hoje em dia sabe-se que existem linhas de apoio e protecção de vítimas no caso de violência doméstica a que as vítimas ou familiares podem recorrer.

Catarina Gomes disse...

Gostei desta palestra, pois, infelizmente conheço pessoas que já passaram por violência doméstica e, à medida que a Agente Sandra falava de exemplos de violência vinham-me à memória certas situações passadas à minha frente.
Se cada um de nós contribuísse para que as pessoas que maltratam gente inofensiva pagasse por esse crime público, acredito que não existiriam situações como as que ouvi descritas pela Agente Sandra.

Carla Esteves disse...

Gostei da palestra realizada na nossa turma dirigida pela agente Sandra da PSP (Escola Segura) e dos assuntos abordados na mesma. O diálogo com a turma foi produtivo e vantajoso. Fez-me ver os casos que se passam no dia-a-dia, que ninguém dá conta e que, por vezes, acabam em tragédias, como por exemplo várias situações que aconteceram ultimamente na região de Aveiro.
A violência doméstica é a pior cicatriz e fica para sempre na memória das vítimas. Por isso, se alguma vez presenciou algum caso de violência doméstica denuncie, senão estará a ser cúmplice da mesma.
Ligue para linha de apoio 144!

João Bernardes disse...

A palestra realizada no dia 11 de Janeiro de 2012 sobre a violência doméstica e à qual assisti, foi muito interessante porque esclareceu alguma dúvidas que eu tinha relativamente ao assunto. Foi muito interessante devido ao facto da agente Sandra (escola segura), ter referido alguns casos que aconteceram na vida real e a que ela própria assistiu. É importante saber que existe apoio às vítimas e que estas têm acesso a telefonar para um número grátis onde podem fazer o seu depoimento e pedir ajuda às autoridades caso necessitem.

Ana Lameiro disse...

Na passada quarta-feira, dia 11 de janeiro, assistimos a uma palestra, sobre violência doméstica e violência no namoro, dirigida pela agente Sandra Gomes.
Esta palestra foi muito interessante, e esclarecedora porque nos ajudou a cariflicar dúvidas que possam existir e para podermos reagir no caso de eventualmente acontecer com um (a) de nós.
É lamentável como em pleno século XXI temos conhecimento de situações que pensávamos que já não existiam.
É importante existirem palestras deste género para que este tipo de comportamentos deixe de acontecer no dia a dia.