terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Carta Comercial

A carta comercial é um meio de comunicação escrita muito utilizado nas empresas e organizações e é um instrumento de comunicação entre empresas com o objetivo de iniciar, continuar ou encerrar um assunto.
O formato normalizado, na carta comercial, é A4 (dimensões de 210mm x 297mm) geralmente impressa em papel branco ou creme de gramagem de 80.
A carta comercial tem algumas características próprias tais como:
·Boa apresentação, mostrando existir ordem e organização;
·Clareza, a mensagem tem de ser transmitida com eficácia;
·Concisão, a carta comercial deve conter informação completa e precisa;
·Exatidão, para transmitir confiança ao cliente e projetar para o exterior uma boa imagem da empresa, aliada a uma redação precisa e ilucidativa;
·Prudência, o redator deve assegurar-se de que o conteúdo da carta está de acordo com a política geral da empresa. Mesmo numa carta apresentando uma reclamação não se deve entrar em polémica;
·Delicadeza, deve-se evitar demonstrar desagrado com qualquer tipo de situação, mesmo que a atitude do seu correspondente não lhe tenha agradado. É necessário refletir e ponderar bem a resposta, pois uma atitude diplomática recolhe sempre triunfos.
A carta comercial é dobrada e colocada num envelope DL ou C6 e enviada por correio.
Hoje em dia, o fax ou o e-mail, substituem as cartas comerciais, poupando assim tempo e dinheiro

1 comentário:

Anónimo disse...

horivvel,pessimo nao tem o que eu quero deriam menhorar