quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Negócios à mesa

É à mesa que se conhece o carácter das pessoas

Muitos dos melhores negócios são celebrados em almoços ou jantares programados por uma das partes.
Uma das vantagens dos jantares/almoços de negócios é a informalidade destes encontros que tornam mais fácil falar sobre assuntos de trabalho. Outra vantagem é a forma eficaz de avaliar o comportamento da pessoa com quem se quer fechar negócio.
O maior inconveniente é escolher-se um restaurante do qual o convidado não goste, quer pelo seu atendimento, aspecto, ou até pela comida que é servida. Pode acontecer também estar muita gente no restaurante, o que diminui a privacidade e dificulta a comunicação devido ao ruído. A presença constante dos empregados também é uma desvantagem, uma vez que a conversa é interrompida várias vezes.
Durante o jantar/almoço deve ter-se cuidado com os assuntos que são abordados. Antes de falar de negócios deve falar-se de algumas banalidades sem, no entanto, falar de assuntos pessoais ou geradores de conflitos, como política e futebol. Também se deve ter cuidado com a informação transmitida, uma vez que um restaurante é um local público e pode haver alguém interessado nessa informação.
É importante que o anfitrião chegue antes do convidado, mas este só deve pedir os aperitivos quando o convidado chegar. A disposição à mesa também é muito importante. Se forem só duas pessoas devem sentar-se frente a frente, mas se forem mais a de cargo mais elevado deve sentar-se à direita do anfitrião.
No final quem deve pagar a conta é quem convida. Caso as pessoas se conheçam bem profissionalmente é aceitável que dividam a conta.

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