quarta-feira, 29 de abril de 2009

Jornadas de Secretariado

Fomos convidados pelo Curso Profissional de Técnico de Secretariado da Escola Secundária Avelar Brotero de Coimbra, para participar nas Jornadas de Secretariado que se realizaram hoje. Aqui ficam, em comentário, as impressões dos alunos do 11º L.

10 comentários:

Mara e Sandra disse...

Em relação às Jornadas Técnicas em que participámos, foi um dia interessante porque ficámos a saber um pouco mais de etiqueta, de regras de comportamento e de culturas de vários países.
No geral, o evento foi positivo, fomos bem recebidos por uma das turmas do 11.º ano que também eram do Curso de Secretariado.
Os aspectos mais negativos para nós foram o espaço de coffe break que era demasiado pequeno para a quantidade de convidados e o prato principal do almoço que poucos alunos da nossa escola digeriram com satisfação.
Em conclusão, e esquecendo os aspectos negativos o evento foi bem organizado, deu-nos uma noção de organização de eventos e esclareceu-nos assuntos na maior parte já estudados mas que na prática nunca por eles passámos.

Daniela e Cristina disse...

Agradecemos o convite por parte da Escola Avelar Brotero por nos ter proporcionado um dia bastante agradável e emotivo. Pensamos que ia ser uma palestra aborrecida mas depois tiramos a conclusão que conseguimos desfrutar de um dia divertido. Foi-nos dado um agradável Coffe Break da parte da manhã e da parte da tarde. Na nossa opinião gostaríamos de participar mais vezes neste tipo de eventos pois podemos adquirir mais conhecimento e onde podemos passar um dia diferente. A única coisa negativa foi o aspecto que a organização teve perante a nossa presença e não gostámos de certos comportamentos. Agradecemos também as nossas professoras por terem aceite o convite.

Carina e Sónia disse...

Nestas Jornadas pudemos assistir a palestras sobre vários assuntos, mas a maioria já tinha sido abordada na disciplina de Técnicas de Secretariado, como por exemplo, a comunicação dentro e fora da empresa e as competências de um profissional de Secretariado.
Conhecemos também a estrutura da ASP (Associação de Secretárias Profissionais Portuguesas) que nos foi apresentada por uma secretária profissional.
Dentro dos temas apresentados a semiótica foi, para nós, um assunto novo que representa a comunicação através das cores e dos signos.
Gostamos destas Jornadas de Secretariado, porque os palestrantes explicavam claramente os temas e foi uma boa experiencia ao vermos este tipo de eventos que podem ser feitos por nós para a avaliação da PAP.

Jessica & Raquel disse...

Ontem, 29 de Abril de 2009, fomos a Coimbra para participar nas primeiras Jornadas de Secretariado. Ao longo do dia foram abordados vários temas, como Linguagem e Comunicação Empresarial (Dr.ª Susana Morgado e Dr.ª Nadina Botelho), Globalização e Multiculturalidade (Dr.ª Cláudia Ribeiro), O Papel do Secretariado no Contexto Empresarial (Dr.ª Helena Santos) e Inteligência Emocional: Comunicação e Semiótica (Dr. Miguel Matos).
Achámos os temas muito interessantes e úteis para o nosso curso, uma vez que todos têm a ver com o Secretariado e porque foram abordados de uma maneira correcta e cativante. Também achámos interessante a ideia do Coffe Break e do sorteio, pois demonstra que as Jornadas foram bem organizadas. Agradecemos desde já ao Curso Profissional de Técnico de Secretariado da Escola Secundária Avelar Brotero de Coimbra o convite e às professoras por nos proporcionarem estes momentos de aprendizagem e convivência.

Carla e Madalena disse...

Nas primeiras Jornadas de Secretariado, assistimos a temas ligados à área do secretariado. Os vários assuntos abordados foram interessantes e muito bem apresentados pelos oradores.
Ficámos com uma ideia de como é organizar um evento, que nos poderá servir de modelo para o projecto final do nosso curso.
Agradecemos a simpatia e disponibilidade da organização e de todos os participantes no evento.

Fernando e Lucinda disse...

Registámos com bom agrado a recepção que nos foi proporcionada.
As jornadas de Secretariado foram muito interessantes, porque retivemos alguma informação nova sobre a globalização e a inteligência Emocional: Comunicação e Semiótica, pois o resto dos temas já era do nosso conhecimento.
A parte da manhã foi aquela em que se tratou de assuntos mais complexos, sobre a nossa área profissional da qual já tínhamos conhecimento dos temas.
A parte da tarde foi mais solta, porque divertimo-nos e ao mesmo tempo aprendemos.

Beatriz e Krystyna disse...

Nós gostamos muito das Jornadas de Secretariado, na Secundária Avelar Brotero, em Coimbra.
As apresentações da Dr. Cláudia Ribeiro e do Dr. Miguel Matos foram as que nos cativaram mais, por haver mais interacção entre o orador e o público.
Foi um dia interessante, tivemos oportunidade de fazer algumas amizades e também aprendemos algo mais sobre o assunto “secretariado no mundo actual”. A maior parte dos temas das apresentações já conhecíamos, mas foi bom “reavivar a memória”. A apresentação do Dr. Miguel Matos foi bastante engraçada, e serviu para nos pôr mais à vontade. A apresentação da Dr. Cláudia Ribeiro foi interessante, representou muito bem as várias diferenças entre culturas e as atitudes a adoptar.
Estava tudo bem organizado, apesar de a sala onde se realizaram as Jornadas e o coffee break serem pequenas e a temperatura estar um pouco elevada.
Agradecemos o convite que nos foi formulado e esperamos poder participar em mais actividades para poder fazer amizades e aprender algo mais!

Diana Martins disse...

"O secretariado no mundo actual" foi o tema escolhido para as palestras em que tive o prazer de participar e poder aprofundar os meus conhecimentos em "Linguagem e Comunicação Empresarial", "Globalização e Multi-Culturidade", "O papel do Secretariado no Contexto Empresarial" e por fim "Inteligência Emocional: Comunicação e Semiótica". Foi bastante gratificante, para mim como aluna, poder observar como se organiza um evento, observar o que está bem, o que está mal e também ouvir opniões de outros profissionais sobre assuntos já abordados anteriormente.

Ana Cristina e Rita disse...

Gostámos muito da visita, foi muito importante para nós porque reaprendemos temas já abordados nas aulas, como por exemplo, a comunicação e linguagem empresarial.
Foi-nos realçada a importância dos cursos profissionais na integração dos alunos no mundo de trabalho.
Os temas apresentados foram “Linguagem e Comunicação Empresarial”, “Globalização e Multi-culturalidade”, “O Papel do Secretariado no Contexto Empresarial” e “Inteligência Emocional: Comunicação e Semiótica”.
Gostámos mais da parte da manhã porque as apresentações nos cativaram mais e foram mais interactivas.
Fomos bem recebidos, tanto na escola onde foi realizado o evento como na escola onde fomos almoçar e por isso agradecemos a hospitalidade. Foi um dia muito divertido.

Diana Coelho disse...

Gostei imenso de estar presente nestas jornadas técnicas. Pois cada tema abordado alargou ainda mais os nossos horizontes em relação ao nosso futuro.
Fomos muito bem recebidos pelos os organizadores e o ambiente era bastante agradável.