quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A evolução do Secretariado

O papel da secretária hoje é muito mais importante do que no passado e tem tarefas mais complexas, no seio de qualquer empresa, sendo “ braço direito” do director.
As características humanas que fazem parte do perfil do profissional de secretariado são: a capacidade de liderança, criatividade, descrição, bom senso, maturidade emocional, saber trabalhar em equipa, ser humilde, e adaptar-se as novas tecnologias.




quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Visita de Estudo aos CTT - Aveiro



No âmbito  no módulo 10 - Comunicação e Informação, os alunos do 11.º J do Curso profissional de Secretariado deslocaram-se, em visita de estudo aos correios de Aveiro, na Praça Marques de Pombal.
Foi feita uma visita guiada que incidiu, especialmente na área da distribuição postal, com a observação do trabalho dos carteiros na separação da correspondência por giros, antes de sairem para distribuição pela cidade.
Os alunos tiveram possibilidade de observar também a parte de atendimento ao público e de conhecer os principais serviços prestados pelos CTT, não só na área do correio, como também na financeira, nas telecomunicaçãoes, coleccionismo e outros.
Agradecemos aosCTT e, em especial à Dr.ª Fátima Silva por nos ter recebido e proporcionado esta visita.

Novo logótipo



Cabeçalho a utilizar em todos os documentos produzidos a partir de agora

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Secretária

As funções de uma secretária:
É responsável pelas diversas tarefas administrativas necessárias ao correto funcionamento de uma empresa, serviço ou escritório. Fazem parte das suas funções atender, filtrar e passar telefonemas, marcar e preparar reuniões e entrevistas, responder à
correspondência, contactar clientes, organizar e manter diversos ficheiros e dossiers e processamento de texto.

Os requisitos para se ser secretária:
Tem de ser uma pessoa muito dinâmica, organizada e com conhecimentos de línguas. É imprescindível saber falar e escrever corretamente o Português, ter facilidade em expressão oral, boa memória, sentido da realidade, muita simpatia e tato com as pessoas em geral. Os conhecimentos de informática também são importantes, hoje em dia. Devem possuir sentido de autonomia e responsabilidade, um raciocínio concreto e lógico, para além de conseguir lidar com situações novas e imprevistas. Boa apresentação, pontualidade, assiduidade e cultura geral.


Fonte: Cidade das Profissões

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Evolução da Comunicação

Admiro os criadores dos equipamentos que hoje em dia nos ajudam a comunicar. Graças a eles conseguimos trocar e obter informações que nos são muito úteis no nosso dia a dia. Os meios de comunicação que conhecemos e utilizamos hoje dão-nos a oportunidade de enriquecermos a nossa cultura. Este vídeo contém a evolução da comunicação até hoje.