segunda-feira, 24 de maio de 2010

Inicialmente sentia-me insegura...

Inicialmente sentia-me muito insegura quanto às tarefas que me iriam dar e as primeiras duas semanas foram sempre a aprender. Agora já consigo ser autónoma e fazer certas tarefas, a não ser quanto estas se acabam e tenho de perguntar às minhas colegas de secção em que as posso ajudar.

Diariamente, lido com o meu monitor, que trata de pagamentos, com duas colegas de actividade, com um contabilista, com um director de qualidade e com dez engenheiros na parte interna da empresa. A nível externo, comunico por telefone, com encarregados, funcionários e fornecedores. Fazer tudo isto, na primeira semana não foi nada fácil, não conhecia ninguém, muito menos os encarregados com quem falava por telefone. E logo na segunda semana houve uma auditoria.

A actividade que menos gosto de realizar é o atendimento telefónico; gosto mais de trabalhar com o Primavera Executive no lançamento de facturas e na pesquisa de códigos dos diários.

Já não me sinto tão insegura e começo a gostar da relação de convívio com alguns engenheiros mais simpáticos.
Sandra Silva

sábado, 8 de maio de 2010

Estágio IX - Estou satisfeita com o meu trabalho

Em relação ao meu estágio está a correr tudo muito bem, não tenho razões de queixa. Estou a gostar muito de lá estar e das pessoas com quem convivo. Em relação às tarefas, para mim, não há preferências, tudo é trabalho e temos que nos adaptar e aceitar as tarefas que nos são fornecidas.

As funções que tenho desempenhado são, atendimento telefónico, fotocopias, preenchimento e entrega de recibos da ADSE, organização de senhas manuais, preenchimento de formulários a pessoas mais idosas e trabalhos informáticos, Excel, e fecho da Loja.

Onde tenho mais dificuldade é no trabalho com o Excel, mas nada como tirar dúvidas e fazer o trabalho de forma correcta.

Estou muito satisfeita com o meu trabalho, com o que faço, principalmente satisfeita de mim própria, pois nunca pensei dar-me tão bem.

Lucinda Oliveira

Estágio VIII - A primeira semana foi de adaptação

A primeira semana de estágio foi de adaptação, pois não conhecia a empresa nem as pessoas com quem ia trabalhar.

Tenho feito arquivo de documentos, relatórios de formações feitas, apresentações com resumos de reuniões, elaboração de tabelas em Excel, digitalização, fotocópia e arquivo electrónico de certificados, arquivo morto, recolha e inserção, na aplicação do arquivo morto, dos dados recolhidos departamento HRL.

Durante estas duas semanas, em geral, tenho gostado de todas as tarefas que desempenhei.

Carina Martins

Estágio VII - 5 estrelas

No meu estágio faço um pouco de tudo. Esta semana aprendi como se lançam no computador os recibos da ADSE, ajudei a preparar a sala e os documentos necessários para a formação, entre outras coisas.

Acho que gostam muito de mim porque aprendo fácil e consigo ser muito autónoma nas tarefas que me dão. Consigo aprender tudo o que me explicam à primeira. Às vezes também dou algumas ideias, como por exemplo, esta semana sugeri uma forma de arquivar documentos para que fosse mais fácil encontrá-los.

A expressão que usam para me caracterizar é: " 5 estrelas".

Mara Costa

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Estágio VI - A adaptação está a ser fácil

No primeiro dia, como era uma experiência nova foi um pouco estranho, nunca tinha trabalhado antes e é sempre diferente daquilo a que estamos habituados.
Apesar de ser um ambiente novo, a adaptação está a ser fácil. O chefe é simpático e a minha orientadora pôs-me  à-vontade e qualquer tarefa que ela me mande fazer explica-me como se faz e é muito amável.
A minha maior dificuldade é na elaboração de orçamentos pois é preciso utilizar termos técnicos sobre alumínios que eu ainda não sei. Além disto não tenho tido grandes dificuldades.
Nesta segunda semana, foi mais fácil, porque já estou mais ambientada e, com o passar do tempo, vamos entrando na rotina.
Madalena Gomes

Estágio V - Cada dia é um dia novo

Apesar de andar um pouco cansada, está a ser bom, são todos muito simpáticos e disponiveis para me explicar as tarefas que tenho de fazer.

Tenho feito várias coisas, cada dia é um dia diferente, faço o que vai aparecendo. Vou dividindo o meu tempo entre o Desenvolvimento e a Administração e faço o que me pedem, desde tabelas em Excel, arquivo, arrumação de pastas, digitalização de documentos, tirar fotocopias, destruir folhas, registar, receber, separar e enviar correspondência, enfim, faço um pouco de tudo, é raro o dia em que tenho a mesma tarefa, cada dia é um dia novo. Mas está a ser agradável.
Carla Ferreira

Estágio IV - Jessica

Olá Pessoal : ) Como está tudo a correr?

O meu estágio tem corrido bastante bem. No início como ainda não estava totalmente integrada no ambiente e como nem sempre tinha tarefas para fazer por ainda estar a aprender sentia que o tempo passava um pouco devagar. Mas agora isso acabou. Tenho sempre bastante trabalho para fazer. A minha orientadora diz que não gosta de me deixar sem fazer nada. Durante esta semana executei várias tarefas. Como já referi no e-mail todas as semanas tenho de realizar uma tarefa que tem a ver com facturação e passa por várias fases. Esta semana depois de terminada essa tarefa estive a "envelopar" cartas, a tratar de uns documentos de exportação (DU’s) e a arquivar vários documentos nas respectivas capas. A tarefa mais complicada (a nível de cansaço físico) que tive esta semana foi organizar o arquivo Morto. Basicamente a tarefa consistia em transferir umas pastas de 2008 de umas prateleiras para outras.

Na próxima semana terei de realizar a tal tarefa de segunda-feira e continuar com a organização do Arquivo.
Beijinhos para todos e um bom estágio :D

Estágio III

Na véspera do estágio estava tão nervosa e ansiosa que nem comia, mas quando chegou o dia estava tranquila parecia tudo muito normal.
Adaptei-me bem à instituição, pois as pessoas são muito simpáticas e tentam ajudar-me em tudo o que podem, estou a adorar estar aqui.
Gosto do que estou a fazer, tenho desempenhado várias funções como,  arquivar, atender o telefone, elaborar recibos de vencimento (feitos na semana passada), lançar contabilidade, tirar fotocópias e facturação.
As actividades que mais gosto são a facturação e o lançamento de dados no computador, nomeadamente a contabilidade.
Até agora ainda não senti nenhuma dificuldade, é tudo muito simples.
Rita Oliveira

Estágio II

Olá caros amigos

Estou a estagiar na Loja do Cidadão em Aveiro.
Desde já agradeço a oportunidade de estar na Loja do Cidadão, como estagiária, onde gosto muito de colaborar nas actividades que me são propostas pelos meus colegas e dirigentes.
Nos primeiros tempos estive a dar a poio aos utentes da loja, mas agora estou na Unidade de Gestão a fazer trabalhos de secretariado. Tanto num lado como no outro gosto de estar, e de ser útil. Muitas vezes há aqueles tempos “mortos” de que não gosto nada, gosto de estar ocupada, com trabalho para fazer porque assim o tempo passa mais depressa.
Está a ser uma experiência muito boa. Em breve darei mais notícias.

Beijos e bom estágio para todos.

Raquel Matos

Começou o Estágio...1ª semana

Ao longo da primeira semana de estágio, que começou a 26 de Abril, recebi e-mails de alguns alunos transmitindo-me as suas primeiras impressões. Fiquei contente em saber que tudo estava a correr bem e que se sentem apoiados em todas as empresas/instituições onde foram colocados. Aqui ficam alguns dos seus testemunhos.
***

Diana Coelho
26 de Abril
O meu primeiro dia de estágio foi trabalhoso :)

Estive a arquivar documentos (guias de transporte) tendo em atenção a sua numeração.

Ainda não tive oportunidade de concluir, pois colocaram na minha secretária grandes quantidades e porque também era chamada para visitar os diversos blocos/departamentos da fábrica.

O pessoal do meu departamento é muito simpático!

Não pagamos a comida na cantina! É-nos oferecida e é agradável...

Para já são estas as novidades :)
***
Jessica Ribeiro
26 de Abril
O primeiro dia de estágio correu muito bem. Durante a manhã tivemos a formação sobre Higiene e Segurança no trabalho que nos esclareceu muito. Depois do almoço fomos conhecer as nossas coordenadoras. Eu e a Carla fomos recebidas pelas nossas orientadoras e apresentadas ao pessoal nos nossos departamentos. São todos muito simpáticos.

Durante a tarde toda estive a separar documentos para depois poder organizá-los por datas. É uma tarefa que terei de realizar todas as segundas-feiras, pois funciona como um balanço da semana anterior.

A Carla foi conhecer as instalações da Fábrica e depois foi para o Departamento iniciar o trabalho.

Amanha penso teremos uma formação o dia inteiro.
***
Carina Martins
27 de Abril
Fui recebida no departamento onde vou trabalhar e a minha orientadora entregou-me o meu login e a password, bem como algum material para a minha secretária. Comecei de imediato a trabalhar no Arquivo Morto onde utilizo uma aplicação informática própria.

Estou a gostar porque todos são muito simpáticos e preocupam-se com o nosso trabalho e que nós percebamos o que estamos a fazer.
***
Diana Martins
28 de Abril
Em relação ao estágio está tudo a correr muito bem, as pessoas são atenciosas e simpáticas :) Achava que ia apenas fazer aquele trabalho de "estagiário", mas não, as meninas da recepção estão-me a ensinar todas as suas funções.. já sei muitos conceitos novos relacionados com hotelaria. Hoje fiz a minha 1.ª reserva a um hóspede, também já fiz encomendas etc :).
***


Cristina Pereira
29 de Abril
Agora com o estágio tenho vindo poucas vezes à net, e por isso hoje mando-lhe este e-mail para lhe dizer que estou a gostar muito do estágio, as pessoas são espectaculares, tenho feito várias tarefas como arquivo, telefonemas, organização de sugestões e eliminação de arquivos que já não eram necessários. Tenho feito mesmo muita coisa. No primeiro dia fomos muito bem recebidos por parte de todos.

Dizem que sou o "pepe rápido" porque faço as tarefas bastante rápido, mas bem! Tive um ou dois erros, mas como me disseram, “errar é humano” e eu estou ali para aprender. Mas sinto-me muito bem porque sinto-me capaz de fazer todas aquelas tarefas mesmo não sabendo como se fazem no início. Explicam-me as coisas muito bem e depois é " sempre a andar ". Estou a adorar a experiência.

Mas também sou muito sincera ... agora dou valor à escola ... porque na escola tínhamos intervalos de hora a hora, os nossos amigos por perto. Ali não! Temos de cumprir horários embora tenhamos um intervalito de manhã e um à tarde para comer qualquer coisita. Mas não é a mesma coisa do que ter os nossos amigos por perto. Mas não me posso queixar.. a equipa é fantástica e tenho a Diana para me fazer companhia nos intervalos e na hora de almoço!
***
Sandra Silva
1 de Maio
Durante esta semana tenho aprendido e feito muitas tarefas, como arquivo, atendimento telefónico, preenchimento de impressos, tratamento da correspondência, envio e tratamento do e-mail, fotocópias, trabalhar com o “Primavera Executive”, digitalizar documentos, entre outras.

Não foi fácil a integração num local com tantos engenheiros. Além do trabalho de rotina, há sempre algum pedido extra, o que não é fácil para mim que ainda estou a começar. Ainda tenho muita insegurança quanto à possibilidade de me pedirem para fazer tarefas que eu não seja capaz de fazer, uma vez que existe uma grande variedade de tarefas ligadas à actividade da empresa e para as quais ainda não estou devidamente informada e treinada.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Estágio na Loja do Cidadão

Encerradas as aulas, no dia 26 de Abril de 2010, comecei as 8h por dia do meu estágio, na Loja do Cidadão.
Agora já executo novas tarefas e cada dia é uma experiência nova, como tinha referido no meu comentário anterior.
No dia 3 de Maio, deparei-me com uma situação nova. Com estava a dar apoio à loja, fui chamada à recepção para ajudar uma senhora ucraniana com uma enorme dificuldade em resolver o seu problema, devido a não perceber muito bem português. A senhora queria renovar a sua autorização de residência para conseguir trabalhar.
Tive de efectuar vários telefonemas a pedir algumas informações sobre os documentos que eram necessários e também liguei para fazer a marcação do dia para a revalidação, porque no posto do SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) não o fazem em atendimento presencial, só por telefone ou pela internet.
Fiquei satisfeita por ter conseguido ajudar esta senhora. Embora tenha tido alguma dificuldade por causa da barreira da língua, ela ficou muito agradecida e até me abraçou.