sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010





O marketing é tão importante para uma empresa quanto a matéria-prima que se compra.
Nunca se deve encarar marketing como uma despesa ou um custo para a empresa, é investimento. Fazer marketing deve ser rotina, e usando a criatividade o investimento não e alto. Os objectivos são: maximizar o lucro; maximizar a satisfação do consumidor; maximizar a escolha e maximizar a qualidade de vida.
O êxito ou o fracasso em marketing depende das reacções dos consumidores expressos sob a forma de padrões de comprar, cabendo aos gestores tornar as ofertas da empresa compatíveis com as expectativas do seu público-alvo.
Para isso, o mercado consumidor pode ser segmentado em função da idade, do sexo, da classe social e de uma série de factores relacionados com as pessoas.

Dez regras de ouro:
1- A expressão ” vestir a camisa da empresa”, deve ser levada a sério, todos na empresa devem fazer marketing, desde o porteiro ao presidente.
2- Não deixe de lembrar o cliente que você existe, caso contrário, quando precisar ele ira procurar outro fornecedor.
3- Não exagere! Lembrar o seu cliente que você existe não significa bombardeá-lo, isso pode gerar antipatia.
4- Persistir sempre. Não desanime caso uma iniciativa não tenha dado certo.
5- Alimente a sua lista de clientes em potencial.
6- Reserve pelo menos meia hora do seu dia para analisar tudo o que foi feito relativamente a marketing.
7- Em época de crise também se faz marketing.
8- Cuide do seu melhor vendedor. O seu melhor vendedor é o cliente, lembre-se que um potencial cliente indicado por um cliente satisfeito é venda certa.
9- Cuide da sua imagem. Você tem somente uma oportunidade para causar a primeira impressão.
10- Agradeça, não só com um simples Muito Obrigado mas também com cartões de aniversário, postais na Páscoa e no Natal, vales de desconto sem qualquer data especial, etc.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Requisitos para uma boa imagem


Existem certos requisitos fundamentais a que um Profissional de Secretariado deve obedecer para passar uma boa imagem da empresa para o exterior, nomeadamente, para o público-alvo e fornecedores. Assim sendo, um(a) secretário(a) deve ser pontual, mostrar consideração pelos outros, ser discreto(a) e cuidar da sua imagem pessoal.
Quando nos deparamos com negociações internacionais, o conceito de pontualidade varia. Por exemplo, no Brasil e na América Latina, aceita-se um atraso de meia hora, enquanto na Alemanha e na Suíça exige-se pontualidade rigorosa. Em qualquer caso, nos compromissos profissionais, um atraso pode comprometer o negócio e, quem quer dar uma boa imagem de si próprio, deve ser pontual.
Mostrar consideração pelos outros, isto é, preocupar-se em criar uma boa relação interpessoal entre todos os elementos do grupo empresarial, é também importante. Das pessoas com quem temos de lidar no dia-a-dia, umas podem ser mais simpáticas do que outras, mas todas devem merecer a mesma consideração da nossa parte, se queremos obter a sua colaboração empenhada.
A discrição é, também, um requisito fundamental. Não se deve nunca quebrar o sigilo profissional, mesmo junto dos amigos mais íntimos. Nunca se deve revelar nada sobre a empresa ou sobre os seus colaboradores que possa causar prejuízo. Seja a falar a vestir ou a lidar com as outras pessoas, o comportamento deve ser irrepreensível, mas discreto.
A imagem pessoal resulta do conjunto formado pela aparência física, pela linguagem não verbal e pela maneira de vestir. A maneira como uma pessoa se veste contribui de maneira decisiva para melhorar ou degradar a sua imagem. A maneira de vestir deve ser de acordo com a ocasião.
A obediência aos requisitos apresentados contribui para a boa imagem do Profissional de Secretariado.





Adaptado do site do Instituto Politécnico de Viseu

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Sobre a semana do Secretariado...

Chegando ao fim da semana do Secretariado, o balanço que faço é positivo. Como fiz parte da organização deste evento, de um modo geral, foi bastante gratificante fazer este trabalho. Fiquei a saber o que tenho de fazer futuramente quando ingressar no mundo do trabalho. Estas sessões constituíram uma mais-valia para o nosso enriquecimento e conhecimento geral. Desde já deixo o meu agradecimento à Dulce Grego, à Cândida Resende, à Andreia Oliveira e à Professora Ana Emília que deram o seu contributo para a concretização de todas actividades da semana do secretariado.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Stress no trabalho

Este foi  o tema escolhido pela Mara para a sua Prova de Aptidão Profissional. Para saber mais sobre o assunto, convidou a Dr.ª Andreia Oliveira, Psicóloga dos Serviços Sociais da Universidade de Aveiro para dinamizar a palestra.
Os alunos presentes, integrantes das turmas do Curso Profissional de Secretariado, ouviram com atenção e ficaram esclarecidos sobre as causas do stress no trabalho e as formas de o combater. Passando da teoria à prática, a oradora exemplificou alguns gestos e técnicas de relaxamento, que os participantes executaram e  que podem ser postos em prática no dia-a-dia, para minimizar os efeitos do stress
Uma referência especial à  Mara, que actuou de forma muito responsável na preparação e durante o evento, e à jovem palestrante pela sua disponibilidade, saber e simpatia.
Parabéns a ambas!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O Local de Trabalho - Higiene e Segurança

Na sequência das actividades da Semana do Secretariado decorreu, hoje, a sessão O Local de Trabalho - Higiene e Segurança. Mais uma vez tivemos a colaboração da Bosch Termotecnologia, SA, através da responsável pelo Departamento de Serviços Gerais, Cândida Resende.
A oradora, antiga aluna da nossa Escola, partilhou connosco a sua experiência profissional abordando o tema,  proposto pela Aluna Cristina Pereira, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional.
Durante a sesssão foram transmitidos alguns conceitos de Ergonomia, bem como conselhos práticos sobre a posição corporal correcta a adoptar e os cuidados a ter quando se permanece em frente ao computador  por largos períodos de tempo, de forma a evitar doenças, em especial relacionadas com a visão e com a postura.
Além destes, os alunos ficaram a conhecer as regras da organização e da segurança no local de trabalho, em especial a segurança dos dados informáticos.
Estou certa de que foi muito enriquecedor para os alunos que, a curto prazo, irão realizar os seus estágios, saber que muitas das coisas que lhes são transmitidas nas aulas têm aplicação na vida prática e que, na escola, aprendem os conhecimentos básicos que lhes permitem continuar a sua formação ao longo da vida.
Mais uma vez agradecemos, à Candida Resende, por ter colaborado connosco.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dia do Secretariado

Comemorámos hoje, na Escola, o Dia do Secretariado. Participaram as turmas do 12.º L, do 11.º H e uma turma do 11.º ano da Escola Secundária Avelar Brotero, de Coimbra, do Curso Profissional Técnico de Secretariado.

Os preparativos começaram já há bastante tempo, a Ana Cristina e a Raquel fizeram deste evento o tema central da sua Prova de Aptidão Profissional, empenharam-se bastante e contribuiram para o seu sucesso, mas a sua contribuição não fica por aqui e vai continuar ao longo da semana.
Tivemos a visita de uma turma do 11.º ano, do Curso de Secretariado da Escola Avelar Brotero, de Coimbra, que os alunos acolheram com simpatia, mostrando-lhes a Escola, preparando-lhes um gostoso coffee-break e levando-os a visitar o forum de Aveiro.Gostamos muito de os ter por cá e consideramos que estes encontros são muito enriquecedores, tanto para quem vem, como para quem recebe. Voltem sempre!
Quanto à Palestra que versou o tema " O Secretariado na Actualidade", foi muito útil e esclarecedora. Tivemos, mais uma vez, a colaboração da Dulce Grego que, numa linguagem muito acessível e com simpatia e profissionalismo nos transmitiu os requisitos mais importantes da profissão, na actualidade e as suas perspectivas de futuro.
No átrio, projectaram-se videos e apresentações electrónicas sobre as visitas de estudo e sobre algumas das actividades desenvolvidas nas aulas. Os alunos do 11.º H entregaram calendários a professores e alunos e foi distribuído o n.º 2 do Jornal Clip.
No final deste primeiro dia, que considero um sucesso, resta-me dar os parabéns aos alunos do 12.º L pela organização do evento e realçar o empenho demonstrado pelos grupos encarregados do cofee-break, da projecção multimédia, da decoração do átrio, das visitas guiadas, e às alunas Ana Cristina e  Raquel.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Protocolo e Imagem Empresarial

No dia 12 de Fevereiro de 2010, pelas 15h10, vai realizar-se uma palestra, na biblioteca da escola sobre “Protocolo e Imagem Empresarial, organizada por mim, Lucinda Oliveira, no âmbito da minha Prova de Aptidão Profissional (PAP).

Este tema será apresentado por duas Secretárias da Bosch Termotecnologia, SA, Dulce Grego, Secretária da Administração e Cândida Resende, Responsável pelos Serviços Gerais, que desenvolverão os seguintes tópicos:
- Apresentações e saudações em contexto profissional;
- Regras de etiqueta no trabalho;
- Como agir num almoço de negócios.

O que se entende por protocolo e imagem empresarial?

O Protocolo fundamenta-se na cortesia, é um conjunto de normas de etiqueta e comportamentos das pessoas em determinadas situações da vida profissional. Também se define por um conjunto de actos de boa educação e respeito que facilitam o relacionamento interpessoal dentro das empresas e outras organizações.
A imagem de sucesso de uma empresa depende, em grande parte, do modo como ela é gerida pelas pessoas que nela trabalham e, sobretudo pela imagem que essas mesmas pessoas transmitem.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Departamento de Recursos Humanos

Sobre este assunto, foi-nos transmitido o conhecimento essencial para a assessoria que poderemos ter de prestar, no decorrer da vida profissional, ao Departamento de Recursos Humanos de uma empresa.
O profissional de secretariado tem de conhecer os direitos e deveres dos trabalhadores e da entidade patronal. Para isso tem de identificar os regimes de protecção social, as obrigações periódicas da empresa e do trabalhador relativamente à Segurança Social e tem também de saber preencher os documentos relativos às obrigações contributivas.
Gostei especialmente deste módulo, pois também aprendi coisas que me podem ser úteis não só como profissional mas também como trabalhadora.