sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Imagem empresarial

Nos dias de hoje, é necessário que um secretário/a esteja ciente da necessidade de demonstrar uma boa imagem perante os outros, pois é através do secretário/a que o público irá obter a primeira impressão da empresa.
A atitude, a aparência, a postura e a coerência na comunicação visual e verbal são requisitos essenciais para a imagem de um profissional de sucesso, que deve ter conhecimento dos principais códigos de vestuário para cada ocasião e deve ser bem educado, positivo e discreto. Tem de mostrar consideração e preocupação para com o público e conseguir criar uma boa relação interpessoal entre todos.
A melhoria da imagem pessoal deve ser contínua, e vai-se construindo com progressivas e pequenas conquistas.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Curriculum Vitae

O curriculum é uma das melhores formas de marketing pessoal. É através dele que uma empresa avalia o perfil de um profissional.
José Kantek, consultor da AIMS

No mundo empresarial de hoje, em que a concorrência é cada vez mais forte, torna-se necessário fazer mais e melhor. Assim, saber comunicar foi, e será, umas das grandes tarefas do Homem de ontem, de hoje e cada vez mais, do futuro.
Quando nos candidatamos a um emprego, pedem-nos sempre o nosso currículo, por isso este deve ser elaborado com o maior cuidado.
O currículo contém os nossos dados pessoais, a formação académica e profissional, a experiência profissional e as actividades dos tempos livres. Não é mais do que uma oportunidade de se explicar a um desconhecido quem somos, em uma ou duas folhas de papel A4.
O Curriculum Vitae é, normalmente, a primeira forma de contacto com a futura entidade patronal, por isso, é importante que este desperte a atenção do futuro empregador desde os primeiros segundos de leitura.
É importante que se tenha a noção de que existem vários modelos de Curriculum Vitae, analítico, sintético, cronológico e outros. Hoje em dia é muito utilizado a nível europeu o currículo Europass, através da internet, onde, depois de feito, pode ser alterado online. Assim, devemos escolher o modelo que melhor se adapta a cada situação.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Viagens de negócios

Como vivemos num mundo de globalização muitas vezes existe a necessidade de elementos duma empresa terem de se deslocar para realizar negócios ou resolver assuntos relativos à empresa. A organização de viagens é uma das tarefas que compete ao profissional de secretariado, é uma tarefa de extrema importância, pois nada pode falhar e todos os pormenores têm de ser tratados com muito cuidado para que a viagem corra da melhor forma possível.

Durante algumas aulas foi-nos proposto que, em grupos de três elementos, idealizássemos e organizássemos uma viagem de negócios para o nosso superior hierárquico. Tivemos de simular todos os passos a dar para que a viagem fosse possível, desde a escolha do destino, os objectivos da viagem, marcação de voo, de hotel, aluguer de viatura, e todos os aspectos a ter em consideração na preparação duma viagem de negócios.

No dia das apresentações tivemos, mais uma vez, o privilégio de ter a presença de Dulce Grego, Secretária da Administração da empresa Bosch – Termotecnologia, S.A., que depois de assistir às nossas apresentações nos disse quais os aspectos que estavam menos correctos e aqueles que nos faltavam. Sempre com a sua simpatia e disponibilidade, também nos fez uma breve apresentação de como deveria ser organizada uma viagem de negócios e qual a sua importância. Com esta actividade e com aquilo que Dulce Grego nos transmitiu conseguimos perceber que a organização de viagens é uma tarefa importante que o profissional de secretariado deve saber realizar muito bem. No final só nos resta agradecer à Dulce Grego por nos ter visitado e à nossa professora Ana Almeida por nos ter proporcionado mais um momento de aprendizagem com a experiência de uma profissional de secretariado tão bem sucedida.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Temas para a Prova de Aptidão Profissional

Ana Almeida - Organização do "Dia do Secretariado"
Beatriz Gandarinho - Criação de uma empresa
Carina Coutinho - A comunicação na Empresa
Carla Ferreira - Secretariado e Empregabilidade
Cristina Pereira - O escritório como local de trabalho
Daniela Assunção - Blog sobre temas de Secretariado
Diana Martins - Criação de uma empresa
Diana Coelho - A comunicação Interna como factor estratégico
Fernando Freire - Bolog sobre temas de Secretariado
Jessica Ribeiro - O (A) secretário (a) e a imagem da organização
Khrystyna Dyhun - O Secretariado e a comunicação
Madalena Gomes - Etiqueta e boas maneiras de um (a) secretário (a)
Mara Costa - Stress no trabalho
Lucinda Cunha - Protocolo e Imagem Empresarial
Raquel Matos - Organização do "Dia do Secreatriado"
Rita Oliveira - Criação de uma empresa
Sandra Silva - Criação de uma empresa
Sónia Carvalho - Teletrabalho um problema ou uma mais-valia

Prova de Aptidão Profissional

Alguns dos alunos da turma terão de realizar um trabalho escrito de investigação acerca de um determinado tema. Aqui ficam alguns links onde poderão ir buscar informação relevante para a elaboração desse trabalho

Como elaborar um trabalho escrito

Guia realização de trabalhos

Como elaborar um trabalho escrito II

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Pensamento

"Se soubermos que um obstáculo é intransponível, deixa de ser um obstáculo para se tornar um ponto de partida.”
(Juzsef Eorvos)


Neste pensamento é evidente uma das qualidades/competências do profissional de secretariado – a persistência.
Ao surgir um obstáculo no desempenho de alguma tarefa do quotidiano de um(a) secretário(a), ele(a) não deve desistir enquanto não o ultrapassar e esse obstáculo deve passar a ser uma meta a atingir.